NORMAS

  • HORÁRIO

    Horário de Entrada e Saída dos Alunos

    A pontualidade é essencial ao processo de integração e desenvolvimento na Escola. É importante que o(a) Aluno(a) esteja com o grupo e o(a) Professor(a) desde o início do período, para que possa se sentir parte integrante e atuante das atividades a serem desenvolvidas.

    Educação Infantil

    Os horários de entrada e de saída devem ser respeitados. O aluno que chegar com antecedência deverá aguardar acompanhado de seu Responsável Legal. Na saída haverá 15 minutos de tolerância de espera pelos Responsáveis. Após esse horário, o Colégio não poderá responsabilizar-se pelo aluno.

    Itu - Na saída, os responsáveis deverão aguardar os alunos no Portão.

    Salto - Na entrada e saída, os responsáveis pelos alunos do Infantil III e 1ºAno deverão permenecer no Pátio

    Ensino Fundamental I e II / Ensino Médio

    Os horários de entrada e de saída devem ser respeitados, tanto nas aulas como nas atividades extras. Os Responsáveis devem deixar e apanhar o aluno no portão do Colégio. O aluno que chegar atrasado para a 1ª aula somente poderá entrar para a 2ª aula. Uma vez iniciada a 2ª aula, nenhum aluno poderá entrar mais. As chegadas atrasadas e saídas antecipadas somente serão permitidas mediante autorização dos Pais ou Responsáveis, através da agenda do aluno ou por outro meio escrito. Somente serão tolerados três atrasos à primeira aula do dia por bimestre. Nas demais aulas os atrasos não serão permitidos. Na saída dos alunos haverá 10 minutos de tolerância de espera pelos Responsáveis. Após esse horário, o Colégio não poderá responsabilizar-se pelo aluno.

  • UNIFORME

    É obrigatório o uso do uniforme escolar do Colégio (uniforme padrão) e calçado (preferencialmente tênis com solado emborrachado). Solicitamos que, as peças de uniforme sejam identificadas com o nome do aluno e que nenhuma modificação seja feita no uniforme original. Para as aulas no laboratório de ciências, físicas, químicas e biológicas é obrigatório o uso de avental de manga longa. Não é permitido o uso de chinelos, tamancos, calçados de plástico (bonés e gorros – Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio), visando a segurança do aluno.

    Lembramos que para frequentar o período inverso, atividades extras, Biblioteca, Plantão de Dúvidas, aulas de atualidades on-line e treinamento esportivo, os alunos devem fazer uso do uniforme escolar completo.

    OBSERVAÇÃO 1: O uso do shorts saia, bermuda ciclista e regata de helanca é permitido somente para os alunos até o 3º ano do Ensino Fundamental I.

    OBSERVAÇÃO 2: Para aquisição dos uniformes escolares: Colégio Objetivo Salto: Terça e Quinta das 7:00/13:30 - 15:00/17:00. Colégio Objetivo Itu: Segunda, Quarta e Sexta das 7:00/13:30 - 15:00/17:00.

  • TRANSPORTE ESCOLAR

    O Colégio não possui serviço próprio de transporte. O Pai e/ou Responsável Legal que contratar transporte escolar coletivo deverá enviar por escrito, para a Coordenação, o nome e o telefone do motorista responsável pelo serviço e se responsabilizar pela entrega e retirada do aluno na portaria do Colégio.

    Colégio de Salto: O embarque e desembarque dos alunos que utilizam transporte escolar deverá ser feito pelo portão de acesso da Rua Manuel da Nóbrega, número 70, por medida de segurança.

  • ACESSO À ESCOLA

    O crachá (identidade estudantil) é um documento que permite e controla o acesso ao Campus e às atividades dos alunos regularmente matriculados, não servindo como comprovante de frequência escolar. É definitivo, de uso pessoal e intransferível.

    No caso de extravio ou perda do crachá (identidade estudantil), o aluno / Responsável deverá informar formalmente a Instituição, bem como, solicitar segunda via por requerimento, no Plantão de Atendimento, mediante pagamento de taxa de serviço.

    No caso de esquecimento, deve ser solicitada autorização de ingresso ao Campus, também no Plantão de Atendimento. Em hipótese alguma, o aluno poderá emprestar e/ou ceder seu crachá (identidade estudantil) para outro.

    Educação Infantil

    Devido a importância que a questão da segurança assume atualmente, exigindo maiores cuidados por parte da Escola, pedimos aos Senhores Pais e/ou Responsáveis Legais que, quando mandarem outra pessoa (parente, conhecido, amigo) buscar o(a) Aluno(a), deverão fazer mediante autorização, por escrito, constando o nome completo do terceiro, devidamente assinada por ambos, onde o terceiro deve portar e apresentar documento pessoal com foto.

    Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio

    É de responsabilidade dos Pais e/ou Responsável Legal do estudante do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental entregar a autorização, por escrito, ao Colégio informando que o aluno irá para casa sozinho ou com terceiro. O estudante que esporadicamente necessitar sair do Colégio sozinho deverá trazer a autorização escrita, informando que naquele dia poderá sair sem o Responsável Legal. Essa autorização deverá ser entregue à Coordenação assim que o estudante chegar ao Colégio, a fim de haver tempo hábil para a confirmação telefônica do pedido. Não serão aceitas autorizações via telefone.

  • DOCUMENTAÇÃO

    Os Pais e/ou Responsável Legal deverão protocolizar junto ao Plantão de Atendimento toda e qualquer alteração relativa aos dados do aluno (endereço, e-mail, telefone, celular, etc.) para que, em caso de emergência, a comunicação seja rápida. Documentos ligados à vida escolar deverão ser entregues nos devidos prazos.

  • MATERIAL APOSTILADO

    Educação Infantil / Ensino Fundamental I e II / Ensino Médio:

    A entrega do Material Didático (Apostilas OBJETIVO) está vinculada à regularidade dos pagamentos dos boletos bancários referentes aos mesmos.

  • MATERIAL E MOBILIÁRIO ESCOLAR

    O aluno deve possuir e apresentar a Apostila e todo material escolar exigido para as aulas, devidamente identificados com nome e série. Os estudantes não devem trazer ao Colégio objetos que não tenham sido solicitados (brinquedos, revistas, fones, celulares, entre outros), principalmente objetos de valor e quantias excessivas de dinheiro. Em caso de desobediência, o material poderá ser recolhido à Coordenação e somente será devolvido ao Responsável Legal pelo(a) Aluno(a). O Colégio não se responsabiliza pela perda ou extravio de qualquer material nas suas dependências.

    O Aluno(a) deve também zelar pela conservação do prédio, mobiliário, material de uso coletivo e responsabilizar-se pelos danos que porventura causar, indenizando os prejuízos. Lembramos que, conforme Lei Estadual nº12.730/2007, é proibido a utilização do celular durante o horário de aula.

  • COMUNICADOS
    Todos os comunicados enviados pelo Colégio deverão retornar com a ciência dos Pais e/ou Responsável Legal.

    Educação Infantil / Ensino Fundamental I e II

    Os Pais e/ou Responsável Legal deverão enviar comunicados, exclusivamente, através da Agenda Escolar, que deve ser mantida diariamente no material do(a) aluno(a) e apresentada ao Professor(a) ou Coordenador(a) na primeira aula do dia.

  • 2ª VIA DE BOLETO DE PAGAMENTO

    Havendo extravio de qualquer boleto bancário para pagamento da anuidade escolar, os Pais e/ou Responsável Legal deverão requerer a 2ª via do mesmo, sem ônus, por requerimento, no Plantão de Atendimento.

  • DECLARAÇÕES E ATESTADOS
    Declarações e atestados de qualquer espécie deverão ser sempre solicitados no Plantão de Atendimento, por requerimento, com o recolhimento da respectiva taxa.
  • DEVOLUÇÃO DE PAGAMENTOS

    Os Pais e/ou Responsável Legal poderão requerer a devolução/crédito de valor pago indevidamente ou em duplicidade, no Plantão de Atendimento, anexando o respectivo comprovante original, dentro do prazo estabelecido.

  • PAGAMENTO DA ANUIDADE

    O pagamento das parcelas da anuidade escolar é feito por boletos bancários de cobrança escritural, que são entregues ao aluno no ato da matrícula e devem ser pagos em agências bancárias autorizadas até o vencimento. Após esta data, o pagamento deverá ser efetuado apenas no banco emissor, respeitando-se a data de validade do boleto.

  • AVALIAÇÕES

    Ensino Médio / Ensino Fundamental I e II:

    Os períodos das avaliações oficiais e mensais constam no Calendário Escolar. Atentar para esses períodos, evitando faltas.

    Prova Substitutiva

    O aluno terá direito a prova substitutiva, a qual será realizada em data prevista no Calendário Escolar, com o respectivo recolhimento da taxa, pelos Pais e/ou Responsável Legal do aluno no Plantão de Atendimento, obedecendo o prazo estabelecido no Calendário Escolar.

    O aluno que não comparecer para a realização da prova ou for surpreendido utilizando-se de meios fraudulentos, terá atribuída a nota 0 (zero) na respectiva disciplina.

  • SISTEMA DE AVALIAÇÃO

    Educação Infantil

    Bimestralmente, após criteriosa observação diária, feita pelo(a) Professor(a) e supervisionado(a) pelo(a) Coordenador(a), é preenchido um Boletim Escolar de cada aluno, que retrata sua evolução, considerando todos os aspectos e etapas do seu desenvolvimento cognitivo, emocional, motor e social.

    Ensino Fundamental I e II / Ensino Médio

    A avaliação do desempenho do aluno é um processo contínuo. Os alunos são avaliados através das provas/trabalhos mensais, bimestrais e desempenho global (cumprimento das lições de casa, trabalhos extras, organização e apresentação do material escolar, interesse, participação, produção em sala de aula e frequência).

  • TRANSFERÊNCIA DE TURNO / TURMA

    A transferência de turno / turma poderá ser requerida pelos Pais e/ou Responsável Legal de acordo com as vagas disponíveis. A efetivação da transferência está condicionada à existência de vagas, à apuração da Secretaria do Colégio e mediante pagamento da respectiva taxa.

  • PLANTÃO

    Plantão de Atendimento aos Pais e/ou Responsável Legal pelo aluno

    O Plantão de Atendimento ao aluno tem como função acolher, atender, orientar e encaminhar os pedidos requeridos. Funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

    Requerimentos

    Toda e qualquer comunicação de ordem estudantil ou administrativa com a Instituição deverá ser feita via requerimento no Plantão de Atendimento. Ao receber a resposta da solicitação, os Pais e/ou Responsável Legal pelo aluno deverão assinar e declarar ciência ao requerimento.

  • ANIVERSÁRIOS

    Educação Infantil / Ensino Fundamental I

    Poderão ser comemorados no Colégio conforme orientações fornecidas no primeiro dia letivo, de conformidade com o Calendário Escolar.

  • ANAMNESE

    Educação Infantil / Ensino Fundamental I

    O preenchimento é obrigatório e deverá ser entregue até a primeira semana de aula do primeiro período letivo, na Coordenação. Estas informações serão sempre mantidas sob sigilo.

  • FICHA DE SAÚDE

    Educação Infantil / Ensino Fundamental I e II / Ensino Médio

    O preenchimento é obrigatório e deverá ser entregue no ato da matrícula.

  • PRONTO SOCORRO

    Educação Infantil

    A Coordenação comunicará ao Responsável Legal casos de acidentes e/ou enfermidades, para que o mesmo tome as devidas providências necessárias. Em casos de urgência (risco de vida), o aluno será levado ao Hospital indicado em sua Ficha de Saúde e a família será comunicada imediatamente. O Colégio não fornece medicamentos de nenhuma espécie. Poderá colaborar com as famílias na administração de doses de remédios, trazidos de casa, sob solicitação escrita do Responsável Legal e cópia da prescrição médica.

  • ATIVIDADES ESPECIAIS / SAÍDAS PEDAGÓGICAS

    Atividades especiais, tais como acampamentos, passeios, visitas, viagens e festas, serão pagas à parte, pelos Pais e/ou Responsável Legal do aluno, e terão horários e regulamentos próprios. A participação do aluno nessas atividades é facultativa, porém, nesta ocasião, não haverá aula para os alunos que não participarem das atividades, exceto viagens de formatura.

  • ATENDIMENTO AOS PAIS

    Casos rotineiros e rápidos (como avisos de faltas, doenças, recados, entre outros) deverão ser comunicados através da Agenda Escolar.

    Havendo necessidade de comunicação pessoal entre a Direção do Colégio, Professores, Coordenação Pedagógica e o(s) Senhor(es) Pai(s) e/ou Responsável Legal, uma entrevista deverá ser solicitada pela parte interessada, para que, antecipadamente, sejam marcados o melhor dia e horário para atendimento.

    Telefones para contato e agendamento:

    OBJETIVO Itu: 11 4013-9900 / OBJETIVO Salto: 11 4028-1936

  • BIBLIOTECA

    Ensino Fundamental I e II / Ensino Médio

    O usuário da Biblioteca deverá obedecer às normas internas desse setor, tais como: silêncio durante as leituras e pesquisas; pesquisas na internet poderão ser salvas; empréstimos de livros com o prazo estipulado para devolução. O aluno deverá vir uniformizado, mesmo que seja fora do horário normal das aulas. É obrigatória a apresentação do crachá de identificacão para uso da Biblioteca. Para utilizar a Biblioteca do Campus I - Itu é obrigatória a apresentação de autorização, por escrito, da Diretoria.

    O usuário que em tempo determinado não devolver à Biblioteca obras em seu poder estará sujeito a multa diária conforme regulamento interno. Para ter acesso ao regulamento interno das bibliotecas, acesse os sites:

    www.sejaobjetivo.com.br - www.ceunsp.edu.br/bibliotecas/regulamento.php ou na própria biblioteca.

  • LANCHE

    Ensino Infantil / Ensino Fundamental I

    O aluno deverá trazer diariamente o seu lanche individual, em quantidade moderada e acompanhado de um guardanapo de tecido. Devem ser enviados, de preferência, lanches caseiros e evitados os produtos industrializados, nocivos à saúde das crianças, especialmente nessa fase da vida. Não devem ser enviados: chicletes, balas, chocolates, refrigerantes e salgadinhos. As frutas devem vir em condições de serem consumidas (descascadas, picadas e embaladas), devendo ser estimulado o seu consumo. É proibido o envio de frascos de vidro, por medidas de segurança.

  • BOLSAS - DESCONTOS

    Ensino Infantil / Ensino Fundamental I

    Todas as Bolsas / Descontos concedidas serão reavaliadas semestralmente, conforme Cláusula 7 § 8º e Cláusula 20 do Contrato Para Prestações de Serviços Educacionais Contínuos e Futuros.

  • DIA DO BRINQUEDO

    Educação Infantil

    Será estipulado pela Coordenação o dia em que as crianças poderão trazer um brinquedo para a Escola, que será devolvido no mesmo dia. Não enviar brinquedos caros, frágeis, violentos, de valor estimativo, à pilha e eletrônico. O Colégio não se responsabiliza pela perda ou quebra de qualquer brinquedo em suas dependências.

  • ROUPAS PARA TROCA

    Educação Infantil / Ensino Fundamental I

    Crianças do Infantil 1 fase 1, Infantil 1 fase 2 e Infantil 2 devem trazer diariamente a mochila contendo trocas de roupas (peças do uniforme com o nome do aluno). As crianças que usam fraldas deverão trazê-las diariamente; poderá, também, ser enviado o pacote de fraldas com o nome da criança (a professora avisará quando o pacote estiver acabando). Fica a critério dos Pais e/ou Responsável Legal a necessidade de troca de roupa para os alunos maiores.

  • DISCIPLINA

    Ensino Fundamental I e II / Ensino Médio

    O aluno que apresentar atitudes inadequadas e indisciplinares receberá punição nos termos do Regimento Escolar.

  • SOLENIDADE DE CONCLUSÃO DE CURSO

    A participação na sessão solene de formatura é obrigatória para o aluno concluinte do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A participação nos demais eventos comemorativos à formatura, é facultativa, tais como: excursões, bailes, festas, entre outros.

  • NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO ÉTICA DOS RECURSOS DE TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISPONÍVEIS NOS DIVERSOS AMBIENTES INFORMACIONAIS

    INTRODUÇÃO

    A excelência no ensino tem sido o objetivo permanente de todos aqueles que integram a Direção, o Corpo Administrativo e o Corpo Docente da SENSP.

    Com essa orientação foram montados Laboratórios Computacionais, Salas de Aula com Recursos Multimeios, Ambientes de Pesquisa Informatizada nas Bibliotecas e Ambientes que fazem uso de recursos computacionais, que passam a ser locais privilegiados para o desenvolvimento de atividades didáticas que possam ser potencializadas com uso intensivo das Tecnologias e Sistemas de Informação.

    O seu uso, quando bem orientado, agregará considerável valor ao conteúdo do ensino e permitirá ao professor atingir com maior facilidade os objetivos didáticos propostos. As presentes normas vêm com objetivo de estabelecer a sistemática necessária para que o uso desses recursos nos Ambientes Informacionais torne-se efetivo por todos que adquiram o privilégio de ser seus usuários

    OBJETIVO

    Definir normas e procedimentos para disciplinar e controlar, de maneira eficaz, o uso dos recursos de TI/SI nos LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA, AMBIENTES INFORMACIONAIS, BIBLIOTECAS E SALAS MULTIMEIOS, disponibilizados em nossas instalações.

    1. NORMAS PARA ACESSO:

    1.1. Apenas poderão utilizar os Recursos de TI/SI nesses ambientes: Alunos regularmente matriculados e autorizados; Auxiliares de ensino; Professores e Funcionários da SENSP expressamente autorizados; Pessoas da comunidade, previamente autorizadas.

    1.2. Os AMBIENTES são disponibilizados para os indivíduos acima, denominados “Usuário”. O “Usuário” só poderá utilizar os recursos de TI/SI nos AMBIENTES após identificar-se e ser autorizado pelo responsável naquele período. Para tanto, deverá apresentar sua identificação Estudantil original, caso seja aluno, sua Identificação Funcional (crachá), caso seja Funcionário, Professor ou Auxiliar de Ensino, e RG, em outros casos. A identificação é pessoal e intransferível, não tendo validade para uso dos AMBIENTES quando em poder de terceiros. O “Usuário” deverá manter a identificação em local visível, fixando-a em seu vestuário.

    1.3. Agendamento das Salas Multimeios: O agendamento será realizado mediante requisição de uso dos equipamentos junto às Coordenadorias, com, no mínimo, 72 horas de antecedência, observando o período de utilização, disciplina ou atividade a ser desenvolvida nesse período e o responsável pela utilização. As solicitações deverão se entregues diretamente nas Coordenadorias e/ou Salas de Apoio.

    O Responsável informará ao solicitante a possibilidade ou não de atender ao seu pedido, realizando o agendamento da reserva na data e período previstos. Na impossibilidade de atender ao pedido, o “Usuário” deverá estabelecer uma nova data em comum acordo com o Responsável.

    1.4. Agendamento da Biblioteca: O horário para agendamento é: Segunda a sexta...............................................................8h às 17h Agendar, com o funcionamento da Biblioteca, o uso do equipamento. Tempo máximo: 1(uma) hora por agendamento, por aluno, por dia. Não havendo o agendamento prévio, mas havendo equipamento disponível, deve-se solicitar ao funcionário da Biblioteca a autorização. A utilização poderá ser estendida até a chegada do próximo “Usuário”, quando, então, será solicitada a liberação do equipamento.

    2. PROIBIÇÕES:

    2.1. Os AMBIENTES são locais de estudo e trabalho, considerados uma extensão da sala de aula; portanto, fica proibido: Comer, beber ou fumar nesses ambientes; Executar jogos eletrônicos ou similares; Reorganizar ou trocar os equipamentos; Instalar qualquer “software” em equipamentos; Criar ou propagar vírus nos computadores; Entrar em salas operacionais, de servidores, de suporte técnico e de apoio operacional; Utilizar equipamentos disponibilizados para servidores de rede ou uso técnico; Realizar qualquer cópia de material (CD, DVD, arquivo, software, documento etc.) que possua direitos autorais estabelecidos; Utilizar os recursos de som de forma imprópria, atrapalhando o desempenho das atividades nos AMBIENTES;

    Utilizar os recursos informacionais da SENSP para cometer fraudes, propagar e-mail com SPAM’s, proporcionar, facilitar, realizar ou simplificar ataques cibernéticos, acessar ou criar materiais com pornografia, pedofilia, difamação, discriminação, terrorismo ou quaisquer outros que representem risco, crime ou falta de ética; Acessar sites ou recursos que não sejam de interesse escolar

    2.2. O “Usuário” não pode conectar equipamentos periféricos em qualquer computador dos AMBIENTES, sem autorização prévia do Responsável e/ou Auxiliar de Ensino.

    2.3. Havendo qualquer problema de ordem disciplinar, o “Usuário” será encaminhado pelo Auxiliar de Ensino e/ou Professor à Coordenação, a fim de serem tomadas as medidas punitivas cabíveis. (Entende-se por ato de indisciplina o desacato à autoridade ou danos aos AMBIENTES e/ou RECURSOS INFORMACIONAIS E DE APOIO: microcomputadores, “softwares”, teclados, “mouses”, impressoras, disquetes, estabilizadores, aparelhos de ar-condicionado, mesas, cadeiras, manuais, redes, portas de comunicação etc.).

    2.4. O desrespeito aos itens destas Normas e Procedimentos será considerado falta grave e acarretará suspensão por 30 (trinta) dias do direito de utilização dos LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA e aplicação de sanções disciplinares previstas no Regimento da Instituição de Ensino, sempre sem prejuízo da cobrança de danos e reparações cabíveis.

    3. ÉTICA PARA USO DOS AMBIENTES:

    3.1. Para haver respeito ao “Usuário” dos AMBIENTES deve-se: Trabalhar em silêncio; Utilizar somente um computador por vez.

    3.2. Uma vez em frente do computador, o “Usuário” deve: Ligar o equipamento (estabilizador, monitor, CPU); Assinar o relatório de uso do equipamento, passado pelo auxiliar de Ensino.

    3.3. Os passos a serem seguidos, quando terminada a utilização dos recursos nos AMBIENTES, são: Encerrar todos os aplicativos que estão sendo utilizados; Desligar o computador, levando em consideração a técnica ou comando utilizados em cada sistema operacional; Desligar CPU, monitor e estabilizador; Organizar a mesa ou estação a qual estava utilizando, descartando os papéis de rascunho, materiais em geral e arrumando sua cadeira após se levantar.

    3.4. Quem infringir estas regras de comportamento será convidado a ceder o lugar para outro “Usuário” e retirar-se do AMBIENTE. (Estando em aula, será computada falta para o “Usuário”).

    3.5. Em Salas Multimeios: Concluída a utilização da sala pelo “Usuário”, o Responsável desligará e verificará os equipamentos. Sendo encontrada qualquer anormalidade, esta será informada ao “Usuário” para que sejam tomadas as providências devidas.

    3.6. Na Biblioteca: Não será permitido ao “Usuário” acessar sites que não correspondam ao assunto agendado para pesquisa. Deve-se solicitar a ajuda de um funcionário da Biblioteca, se houver alguma dúvida. Ao terminar a utilização, o “Usuário” deve comunicar sua saída ao funcionário da Biblioteca, que verificará o equipamento e anotará a saída. Observação: Devido à diversidade de Sistemas Operacionais e de Rede mantidos nos diversos laboratórios de informática, os procedimentos acima descritos podem sofrer variações em suas informações apenas na forma de acesso e/ou encerramento dos recursos, sendo o “Usuário” orientado pelos Auxiliares de Ensino sobre sua forma correta.

    4. NORMAS PARA USO:

    4.1. Os AMBIENTES fornecem espaço para armazenamento temporário de arquivos de trabalho. Essas áreas de risco são apagadas ao acesso (sem perguntar ao “Usuário” se pode ou não). A SENSP não se responsabiliza por perdas de dados que foram armazenados nessas áreas, portanto, os trabalhos devem ser salvos frequentemente.

    4.2. A SENSP não se responsabiliza por quaisquer danos causados, quando houver uso e/ou conexão de periféricos, suprimentos ou infecção de arquivos pessoais por vírus, em qualquer recurso informacional disponibilizado. Qualquer problema no funcionamento do RECURSO utilizado deverá ser comunicado imediatamente ao responsável pelo AMBIENTE naquele momento. Na ausência, deve ser comunicado ao Coordenador ou ao Professor Responsável pela atividade. Apenas os Técnicos devidamente autorizados pela Coordenação poderão realizar a troca ou substituição de componentes e periféricos nos RECURSOS INFORMACIONAIS. Em caso de não-comunicação, será atribuída ao último “Usuário” a responsabilidade por quaisquer danos detectados nos RECURSOS utilizados.

    4.3. Quando uma aula está em andamento em qualquer AMBIENTE, o acesso público é restringido. O “Usuário” deve contatar o Responsável, caso tenha dúvida sobre a disponibilidade nesse momento.

    4.4. O “Usuário” deve respeitar o horário de funcionamento e disponibilidade dos AMBIENTES estabelecidos previamente pelas Coordenadorias.

    4.5. O “Usuário” deve respeitar os Responsáveis pelos AMBIENTES como autoridade máxima dentro desses locais.

    4.6. Os AMBIENTES não servirão de depósito ou guarda de qualquer material de uso pessoal do “Usuário”.

    4.7. Os RECURSOS de TI/SI disponíveis nos AMBIENTES deverão ser de uso exclusivo e eminentemente orientado ao processo didático-pedagógico relacionado aos diversos cursos e pesquisas existentes oferecidos pela SENSP.

    4.8. O material de apoio, incluindo “softwares”, destina-se ao uso exclusivo dos “Usuários” e deve permanecer nos AMBIENTES. O “Usuário” possui tempos determinado para utilização desses RECURSOS.

    4.9. Por qualquer dano causado pelo “Usuário” junto aos RECURSOS dos AMBIENTES, este será devidamente penalizado e responderá por PERDAS E DANOS, devendo responder também pelo reparo ou a substituição do bem danificado, de imediato, após aferido seu valor.

    4.10. Todo e qualquer recurso que tenha sido requisitado deverá ser devolvido ao Responsável pelo AMBIENTE, quando, então, o “Usuário” receberá e permissão para deixar o recinto.

    4.11. A não-devolução do(s) recurso(s) antes requisitado(s) acarreterá a retenção de identificação estudantil, até que o(s) recurso(s) seja(m) devolvido(s) ou que a instituição seja reembolsada em pagamento do prejuízo. No caso do “Usuário” ser Professor ou Funcionário, deverá preencher uma requisição de saída junto ao Responsável.

    4.12. Uso dos recursos de “software”: A utilização dos “softwares” será feita mediante requisição junto ao Auxiliar de Ensino e/ou Professor e os “softwares” serão aplicados somente durante as aulas práticas, não sendo permitido, portanto, retirar esse material dos AMBIENTES. É proibida cópia ou reprodução, de qualquer natureza ou meios, dos softwares utilizados, por ser crime, estando sujeita às Penalidades Legais, sendo responsabilizado diretamente o infrator (Código Penal e Lei da Propriedade Intelectual).

    4.13. Uso dos Recursos de Impressão: Só poderão ser utilizados suprimentos (fitas, cartuchos, papel etc.) fornecidos pela SENSP. Nada será impresso na Biblioteca. Não é permitida a impressão de apostilas, livros ou trabalhos.

    5. CADASTRO E USO DA REDE SEM FIO (WIFI)

    O uso do recurso é gratuito para alunos devidamente matriculados, professores, coordenadores, diretores e funcionários, seguindo as mesmas regras éticas estipuladas nos itens anteriores. Para solicitação de uso deve-se preencher o formulário específico, pela internet, no endereço: http://www.ceunsp.edu.br/wif

    Ficam assim instituída, em comum acordo os “Usuários”, as Normas e Procedimentos para Utilização Ética dos Recursos de Tecnologias e Sistemas de Informação disponíveis nos diversos AMBIENTES, os quais foram instalados com relevantes INVESTIMENTOS FINANCEIROS E TÉCNICOS, para servir como APOIO DIDÁTICO e PEDAGÓGICO aos NOSSOS CLIENTES.

    Para Manutenção de Computadores: www.ceunsp.edu.br/suporte.html